09/02/14

Receita: Lasanha de vegetais

Não sou a maior fã do programa Masterchef, mas gosto de ver e aprender. Adoro quando há aulas dadas por chefes convidados com ingredientes simples. Quando vejo uma receita que me agrada, tenho que experimentar. Como esta é vegetariana e me pareceu uma maneira diferente de fazer lasanha, tive que a fazer, logo no fim-de-semana. Aqui fica a receita. É trabalhosa mas muito boa.

Lasanha de Vegetais

Ingredientes

Pimento Assado
3 ou 4 pimentos vermelhos cortados aos quartos
azeite
tomilho
sal e pimenta

Molho Béchamel de Queijo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha
sal
pimenta
125 ml de leite
125g de queijo Parmigiano
50 gramas de Ricotta
1 ovo batido

Molho de Tomate assado
750 gr de tomates de rama maduros cortados aos quartos
azeite
sal
pimenta
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho
salsa e ervas aromáticas a gosto (usei oregãos)

1 beringela, cortada em fatias finas
sal
azeite
2 courgettes cortadas em fatias finas
placas de lasanha


Aquecer o forno a 220 graus.

Dispor os pedaços de tomate num tabuleiro, adicionar azeite, sal, pimenta, ervas aromáticas e deixar assar por cerca de 1 hora/ 1 hora e meia.

Para o pimento assado, dispor os pimentos numa travessa temperar com sal, pimenta e tomilho. Adicionar azeite e colocar no forno até a pele começar a sair (cerca de 20-30 minutos). Quando estiverem prontos colocar numa taça e tapar com película aderente. Reservar por 5 minutos. Retirar a pele, cortar longitudinalmente  e reservar.

Para o molho de bechamel e queijo, derreter a manteiga em lume médio. Acrescentar a farinha e mexer por um 1 minuto. Adicionar sal e pimenta e o leite gradualmente com ajuda do batedor de varas. Retirar do lume e acrescentar o queijo Parmeggiano e a Ricotta. Mexer bem. Bater um ovo e juntar ao molho. Provar e corrigir os temperos se desejar. Tapar e reservar.

Colocar a beringela num tabuleiro com sal e levar 5 minutos ao forno. Retirar do forno e fritar até ficarem douradas, não é necessário fritar durante muito tempo. Fritar a courgette fatiada de igual modo.

Levar a ferver água e cozinhar as placas de lasanha. Quando retirar passar por água fria e cortar as placas se necessário para adaptar à travessa ou recipiente que escolher para levar ao forno. Eu usei um semelhante a este .

Colocar  papel vegetal para que saia um pouco dos lados do recipiente (uns 5 cm) adicionar um fio de azeite. Para começar a montar, começamos pela beringela (ao virarmos e retirarmos vai ser a fatia que fica no topo) colocamos a beringela e uma placa de lasanha. Adicionamos o molho, depois pimento, courgette, a seguir massa, depois molho, beringela, massa. A seguir novamente pimento, courgette, até termos a altura e camadas desejadas. Finalizar com molho e massa. Colocar papel de alumínio para tapar e levar ao forno por cerca de 20 minutos a 180 graus. Depois dos 20 minutos se achar que não está dourada, deixar mais 5 minutos sem o papel de alumínio.

Para o molho de tomate, pique a cebola e refogue em azeite, com alho (acrescente depois da cebola começar a cozinhar) em lume médio. Corte os tomates em pedaços mais pequenos e acrescente à cebola quando esta estiver translúcida. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar e quando estiver com a consistência de um molho (mais ou menos 15 minutos) regue com um pouco de azeite e reserve.

Retire a lasanha so forno e com a ajuda de um prato desenforme, vire ao contrário, retire o recipiente e tire o papel vegetal. Sirva com o molho de tomate por cima.

Pode acompanhar com rúcula ou simplesmente assim. Bom apetite!




kiss

M.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Comentar é aqui! Hello! Leave me a message!