04/02/13

Interview ? Alda Silva photography

Começamos este ciclo de posts de entrevistas com a Alda Silva, amiga (com A "grande") e fotógrafa de longa data. Espero apresentar-vos projectos novos de amigos e colegas que vos fascinem, tanto ou mais do que a mim.

ALDA SILVA


Como e quando começou a tua paixão pela fotografia?
Sempre vi o meu pai fotografar desde pequena e fascinava-me ver as fotos depois de reveladas. Toda essa surpresa e magia sempre tiveram em mim um grande efeito de felicidade. :)

Qual a tua máquina preferida?
É uma pergunta traiçoeira! Das que uso, adoro a Pentax P30t, que herdei do meu pai. Gosto de fotografar em filme, é mais fascinante - também é mais caro, mas o efeito é surpreendente!

O que mais te inspira na hora de fotografares, seja para uma sessão, seja um trabalho mais "livre"?
O sítio onde estou, o que me rodeia, a música que estive a ouvir antes ou que estou a ouvir na altura. Quando vou fotografar retrato com alguém, tento ir já com algumas ideias para a sessão, mas o improviso costuma compensar bem.


Quais os teus fotógrafos preferidos?
A nível nacional, gosto imenso da Carla Pires e da Dulce Daniel. Ambas têm o toque feminino de que o mundo precisa para ser um sítio mais delicado, sem perder toda a força de que necessita para se manter nos eixos.
Também sigo alguns fotógrafos internacionais, como a Lara Jade - também uma mulher, tentando não ser tendenciosa - e o Jean Sebastian Monzani; mas tento ver a fotografia como algo global, sem se prender a nomes famosos. Prefiro seguir blogues que partilhem vários trabalhos do que apenas o de um profissional.

Se um deles te pudesse fotografar a ti, que cenário gostarias que tivesse essa sessão? Ou se não fosse a ti, o que gostarias de fotografar com ele?
Sou muito "camera-shy" e tenho bastantes reservas a que me fotografem; mas aceitaria o desafio de alguém que me soubesse coordenar e desafiar. Se fosse a fotografar em parceria, gostava de uma sessão urbana, numa grande metrópole.



Quais são as ferramentas mais importantes no teu trabalho como fotógrafa? 
O meu tempo, sem dúvida! Para mim, a minha agenda é super valiosa. Não sendo uma actividade principal, é importante conseguir gerir o meu tempo e, se envolvidos, o de outras pessoas por forma ter a render o tempo ao máximo num bom resultado.

Objectivos fotográficos para 2013?
Fotografar mais retratos e organizar uma nova exposição, se calhar sobre isso, mais para o meio do ano.

Blogue de fotografia preferido?
Gosto imenso do Digital Photography School e do PhLearn (http://digital-photography-school.com e http://phlearn.com), porque apresentam dicas e resultados para melhorarmos. Sigo alguns blogs mais generalistas, como o My Modern Metropolis (www.mymodernmet.com/) e o Fubiz (www.fubiz.net) que, entre outros, também têm conteúdos relacionados com Fotografia.
Obrigada Alda!






Nem de propósito, esta semana vai acabar de uma excelente maneira, é já na sexta-feira, dia 8, que a Alda Silva vai inaugurar a sua exposição no espaço "Era uma vez no Porto" na Rua das Carmelitas (Porto). A exposição "Cidade Oculta" é uma oportunidade de conhecerem o trabalho da Alda Silva.
Aqui ficam os contactos:

Página do Facebook da Alda Silva.

Espero que tenham gostado!
kiss 
M.




1 comentário:

  1. eu gostei muito de conhecer esta tua amiga e grande fotógrafa :) beijinhos

    ResponderEliminar

Olá! Comentar é aqui! Hello! Leave me a message!