30/04/12

Madrid - 2 day Guide

MADRID

O guia que vos vou fazer é de dois dias (foi o tempo que estive na última visita à Madrid, não é o suficiente para quem quer ver museus mas eu vou assinalar isso e falar na mesma deles). Se forem ao fim-de-semana reservem o sábado para ver o Museu do Prado e o domingo de manhã para o Museu Reina Sofia (é grátis). É claro, que o meu guia foi feito para ser mais prático para o hostel onde fiquei. Hope you like it! Se forem a Madrid depois e aproveitarem as sugestões contem-me depois.

ANTES DE VIAJAREM

• Podem voar do Porto pela Ryanair para Madrid regularmente e de Lisboa pela easyjet. Eu fui pela Ryanair das duas vezes que fui e correu sempre tudo bem. Em ambos os casos e até com 1 mês de antecedência, consegui bilhete por 20€ numa, 25€ noutra.
  • Se quiserem deixar o carro no aeroporto do Porto tem o parque low-cost da ANA e por dia pagam 5€, o parque não é ao lado da porta de embarque mas não é tão longe assim.
  • Se quiserem na loucura ir num dia a Madrid e voltar ao fim da tarde é possível, conheço quem o tenha feito, claro que não visitou museus, mas conseguiu porque utilizou os autocarros turísticos ter uma perspectiva muito boa da cidade. Podem comprar on-line os vossos bilhetes de city sightseeing aqui.
  • Normalmente reservo o alojamento através do booking.com. Aconselho sempre a ficarem numa zona perto de uma estação de metro, a lerem as reviews dos outros hóspedes (leiam umas quantas para terem mesmo a percepção de como é o alojamento) e a escolher sempre quarto com casa de banho privativa (a menos que viagem em grupo e a menos que queiram mesmo poupar no alojamento).
  • Se forem num grupo de 4 pessoas e escolheram ficar num quarto com 10 camas, enviem um email para o hostel/hotel a pedir especificamente para ficarem todos no mesmo quarto. Informem-se bem sobre isto, senão podem correr o risco de ficar em quartos separados e é chato.
  • Confirmem se o hostel tem toalhas, se tiverem que pagar por toalha mais vale levarem uma. Há na Decathlon umas toalhas de viagem que são finas e absorvem a água e ocupam pouco espaço na mala e pesam pouco também.
  • Não se esqueçam das normas de embarque low cost da bagagem de mão, mais informações aqui.
  • Levem o essencial. Normalmente no verão convém levar sempre + 2 t-shirts, bikini/calções de banho (nunca se sabe o que nos espera nas viagens) + roupa confortável e versátil. Apostem nos pretos/ azuis/brancos cores neutras. Levem sempre um lenço, 2 ou 3 opções de acessórios para das um toque de cor. Havaianas e  calçado muito confortável. Em Madrid anda-se imenso e por norma não é frio na primavera e no verão.
  • Por norma fotocopio os meus bilhetes, o cartão de cidadão e outros documentos, guardo num lugar seguro, entre as minhas coisas, só para o caso de haver algum imprevisto.
  • Levantem dinheiro em Portugal, tentem calcular quanto vão/ querem gastar e levantem cá.
  • Não se esqueçam de fazer o check-in on-line.
  • Carreguem os telemóveis e a máquina fotográfica.
  • O roaming é automático em Espanha, mas se forem como eu uma net addicted, passem na vossa operadora para saberem qual o melhor plano de dados para a vossa viagem.
  • Mais sobre dicas de viagem aqui.
DURANTE A VIAGEM:
  • Não é uma cidade potencialmente perigosa, mas ainda assim cuidado com os carteiristas nas zonas mais movimentadas, como por exemplo SOL, CALLAO e GRAN VIA.
  • Lanchem num Dunkin Donuts (há um mesmo em frente à Atocha) se gostam de donuts, tem imensa variedade são baratos.
  • No mercado de San Miguel têm várias opções para almoçar/lanchar/ jantar. Podem pedir tapas ao prato, queijos franceses,cozinha italiana, sushi, algumas coisas são mais caras do que outras mas tem muita variedade. Têm também mesmo no fundo do mercado um café português e ao lado uma pastelaria belga de morrer... No mercado têm também uma loja de souvenirs mas é cara.
  • Lojas de souvenirs são o que não faltam em Madrid. Entre a Plaza Mayor e o Palácio há imensas lojas.
  • O Aeroporto é muito mau em termos de lojas, freeshops etc. É melhor abastecerem-se de comida ou água (porque há pouca coisa e é tudo caro) e comprem os souvenirs antes porque não compensam mesmo.
  • Levem cartão Jovem e cartão de estudante porque no Museu do Prado compensa.
  • A Gran Via é bonita para passear e constatar a beleza dos edifícios. De alguns sítios dos que visitei, gostei de entrar na H&M mesmo no meio da Gran Via, porque tem uma arquitectura brutal à entrada, só por isso vale a pena dar um salto.
  • Do lado oposto do museu do prado, ao atravessarem a rua, há uma loja de souvenirs muito boa, acho que são duas até, e estão bem assinaladas.
  • Aproveitem para provar os churros com chocolate quente, na San Gines (que fica entra a praça SOL e a "Opera".

PRIMEIRO DIA

O meu voo foi dos primeiros a sair no aeroporto do Porto e chegamos a Madrid perto das 8 da manhã. Dirigimo-nos logo para a estação de Metro que fica um pouco longe do das chegadas do T1 de Barajas. Lá compramos o passe túristico de metro para 2 dias que custa 10 Euros. As estações até ao centro estão assinaladas mesmo nas portas da estação e por isso não há que enganar. Têm logo à chegada um balcão de informações se precisarem.
Eu dirigi-me logo para a praça Sol, levei só mochila, não precisei de ir logo ao Hostel.
O percurso que devem fazer é
Entrar no metro de Aeropuerto T1 T2 T3 e ir até Nuevos Ministerios trocar para a linha 10 (cor azul escura - sentido Puerta del Sur) em direcção a Tribunal. Em Tribunal trocar para a linha 1 (cor azul clara - sentido Congosto) e sair na estação Sol. O percurso demora mais ou menos 40 minutos.

Sol é uma das praças mais movimentadas de Madrid. Foi conhecida no ano passado pelo acampamento dos Indignados. Em Março deste ano, encontrei a praça cheia de policia, fortemente vigiada e movimentada como sempre. Na praça podem ver a estátua com o símbolo da cidade de Madrid e há uma placa junto ao edificio central e no chão, que marca o quilómetro 0, deste ponto saem as principais estradas da Península Ibérica.
 Numa das esquinas encontra a La Mallorquina, uma pastelaria típica, onde tomei o pequeno-almoço logo que cheguei. Tem os célebres merengues e também uma grande variedade de salgados e bolos.
Fica na esquina da praça e da Calle Mayor.
Após tomar o pequeno-almoço decidimos visitar a zona da Calle Mayor, Praça Mayor, catedral de Almudena e Palácio.

É muito fácil chegar a todos estes pontos de interesse e faz-se facilmente a pé. Podem visitar a catedral e o palácio embora eu não o tenha visitado o último e a catedral visitei na minha primeira visita a Madrid. As filas ao fim-de-semana costumam ser bastante grandes, se forem à semana e de manhã é tranquilo. Depois de passear pelos arredores do palácio desci uma rua e fui até à praça de Espanha e depois fiz a Gran Via, tudo isto a pé.
Da Gran Via passei por Callau até Sol outra vez e fiz a Calle Mayor até ao Mercado de San Miguel onde foi o meu almoço.

Sim foi uma volta bastante grande, mas viajar para mim é passear. Ainda passamos pela Fnac que fica em Callao e na Topshop (que é uma miséria comparada à londrina) e experimentamos churros com chocolate no San Ginés (Calle del Arenal exactamente a rua paralela à Calle Mayor e procurem pela churraria do vosso lado esquerdo),. É claro que podem fazer este percurso de metro, mas tinha tempo e queria visitar esta zona de manhã e almoçar no Mercado de San Miguel.
No mercado existem inúmeras hipóteses de almoço tudo na base das tapas. Aconselho a darem a volta completa ao mercado, verem preços e o que vos "cheira" mais e escolher. Desde tapas com "jámon", bocadillos, azeitonas, paella, sumos de fruta naturais, tapas de queijo, sushi, tapas com caviar, tapas da zona da Galiza, bancas da Alemanha, tudo mesmo até um café Português. Os preços são caros, mas consegue-se experimentar coisas boas e diferentes e o ambiente é bem espanhol: ruidoso e alegre.

Depois de almoço, fomos até ao hostel pousar as nossas mochilas e trocar calçado. O nosso hostel ficava na Gran Via, mesmo em frente aos cinemas de Callao e a vista era E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R. Ainda perdi algum tempo a fotografar e só depois é que descemos.

Como é hábito nas minhas viagens e do N. vamos sempre até ao estádio do clube "da terra". E claro, que não podia deixar de ir até ao Santiago Barnabéu onde jogam 3 portugueses e o treinador é o "special one". Fui o caminho todo na viagem de metro a brincar com o "nosso" Mourinho e depois de dar a volta ao estádio, fomos à loja e encontramos mesmo o "special one". True story!

Voltamos às nossas viagens e fomos de metro até Cólon. Passeamos pelos Jardins del Descubrimento e descemos a calle Serrano (com as suas lojas fabulosas) até à Puerta de Alcalá. Ao pé da Puerta de Alcalá é uma das muitas entradas para o parque do Retiro. Digo-vos eu já visitei locais muito bonitos, mas visitar o parque do Retiro é mesmo algo que eu aconselho como um must visit de Madrid. Para além de ser enorme, ter imensas espécies de plantas e árvores. É um bom sitio para fazerem uma pausa do passeio em Madrid. Aqui aconselho a procurarem o lago central claro está, a visitarem o palácio de cristal também e a simplesmente desfrutarem do parque.

Entretanto estava mesmo mesmo cheia de vontade de beber um Starbucks e assim foi. Fomos ao Starbucks que fica na Plaza de Neptuno, perto do Museu do Prado. Eu nesta visita não fui ao Museu do Prado, mas na visita anterior fui. Adorei o Museu, mas é preciso muito tempo para fazer uma boa visita. Talvez uma tarde inteira, se quiserem passar tudo a pente fino. Eu fiz uma visita demorada e não vi tudo.

Depois do Starbucks voltei a Sol e aproveitei para passear mais um bocadinho na Gran Via. A seguir fui ao Hostel e sai para jantar. Uma amiga minha disse-me "tens de ir ao La Lateral! É fabuloso!" e eu fui. Da Gran Via em frente à estação de metro da Gran Via há a calle de Fuencarral e até ao mercado é um instante. Ao lado do mercado (que eu não visitei mas dizem que é um dos melhores pontos para fazer compras em Madrid, com muitas lojas diferentes das nossas habituais). Mas vamos ao que interessa: aconselho vivamente o La Lateral de Fuencarral. É uma cadeia de restaurantes com tapas e penso que serão tapas modernas ou tapas com uma roupagem mais actual. A decoração é fabulosa, o ambiente também. Pedimos um prato que tinha várias tapas e adorei! Visitem a sério!

Depois de jantar, passeamos pela Chuenca e pela Gran Via. Hostel com a gente porque estávamos cansadinhos.

SEGUNDO DIA

No segundo dia a ideia era passear e dar uma volta na zona do Passeio do Prado, Retiro e Atocha. Começamos pelo passeio do Prado e fomos até à estação da Atocha. A estação é bastante interessante, entramos, demos uma voltinha e depois fomos até ao Retiro.

No Retiro passamos a bem dizer o resto da manhã toda e entretanto voltamos para o centro. Almoçamos perto de Sol, visitamos algumas lojas de souvenires na Gran Via e Aeroporto.

O segundo dia consegui resumir-vos muito melhor que o primeiro e sei também que aproveitei menos um bocadinho que no primeiro. Sugiro que se forem em dois dias e à semana, deixem o segundo dia para ver um dos museus de manhã.

Espero que tenha sido útil e que gostem deste guia. Se tiverem sugestões a dar de locais a visitar, por favor comentem!

kiss

M.

Olá! Comentar é aqui! Hello! Leave me a message!